A fórmula abaixo foi retirada do site da DEG, indústria segmento farmacêutico
Observem a presença do de um complexo de 6 ligantes presente na formulação. E responda a pergunta:
Se o manipulador receber a receita para aviar e esquecer de colocar o complexo, o que acontecerá com a fórmula, ou o creme após alguns dias? Na apostila do texto complementar temos a resposta.
Sugestão de fórmula
Serum anti-aging com ação anti-radicalar
Fase A
Unibase® HA 14,00
Chemynol® 0,50
Fase B
Agua destilada qsp 100,00
EDTA Na2 0,10
Fase C
Thalaspheres® Vit C PMG 4,00
Processo de fabricação
Aquecer as fases A e B a 75-80º.
Emulsionar. Iniciar resfriamento com agitação moderada. Adicionar a fase C por volta dos 45ºC.
Química no dia a dia...
Fica fácil aprender quando conseguimos relacionar tanta teoria ao nosso cotidiano. Alguém já abriu o creme com hidroquinona ou ácido retinóico utilizado para clareamento da pele, rejuvenescimento, e encontrou um creme escurecido, de cor marrom a cinza? Saberiam explicar?
Vejam o trecho abaixo retirado do link: clique aqui
Preparações com hidroquinona são susceptíveis à oxidação, daí a importância de se usar antioxidantes para evitar o escurecimento da formulação decorrente da oxidação da hidroquinona. Antioxidantes para sistemas aquosos tais como o bissulfito de sódio, metabissulfito de sódio, ditionito de sódio ou combinações destes com antioxidantes para sistemas oleosos tais como bissulfito de sódio + BHT, metabissulfito + BHT, vitamina C + vitamina E são normalmente utilizados em preparações contendo hidroquinona. O uso de agentes sequestrantes tal como o EDTA-Na2 é também recomendado para a quelação eventual de íons metálicos contaminantes presentes na formulação que poderiam favorecer cataliticamente a oxidação da hidroquinona.
Abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário